Com lítio e nióbio em foco, empresários de MG preparam fórum para mostrar potencialidades do estado a chineses
Com lítio e nióbio em foco, empresários de MG preparam fórum para mostrar potencialidades do estado a chineses
A comitiva de empresários de Minas Gerais que está na China para captar investimentos estrangeiros no estado prepara um fórum para mostrar, a representantes de companhias asiáticas, as possibilidades oferecidas pela economia mineira. O "Brazil China Business Forum", previsto para acontecer na terça-feira (7), em um hotel de Xangai, vai destinar um de seus painéis a um debate sobre lítio, silício e nióbio, minerais que podem ajudar a diversificar a economia estadual.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que está em solo chinês, vai participar da abertura do congresso Brasil-China. Vão palestrar, também, nomes como o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG).
O lítio, aliás, é uma das apostas de Minas Gerais durante a passagem pela Ásia. O grupo que representa o estado pretende apresentar, a empresas estrangeiras, o chamado “Vale do Lítio”, formado por 14 municípios nos vales do Jequitinhonha e Mucuri. Cidades norte-mineiras também compõem a área com jazidas do mineral, usado, por exemplo, na fabricação de baterias de carros elétricos.
"Nós já temos diversas empresas se instalando na região, próximo a Salinas, Araçuaí e Itinga, mas quero que essas empresas agreguem mais valor. Queremos que o lítio que sai do Vale do Jequitinhonha tenha maior valor agregado. Vamos conversar com diversas indústrias para, se possível, ter uma fábrica de baterias na região", afirmou Zema, nessa quinta-feira (2), à Itatiaia, ao projetar as reuniões que terá na Ásia.
Gigantes podem servir de exemplo
Representantes de empresas que já atuam em Minas também devem falar aos empresários chineses na terça-feira. A lista de palestrantes tem, por exemplo, Pedro Moraes, diretor global de Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau, companhia produtora de aço.
Emissários da Vale e da Samarco também vão ter voz no congresso. Há, ainda, a possibilidade de participação de Ana Cristina Cabral Gardner, CEO da Sigma Lithium. A empresa enviou à China, em julho, a primeira carga de lítio verde do mundo. O material foi produzido no Vale do Jequitinhonha.
O lítio explorado no Vale do Jequitinhonha é acompanhado pelo termo “verde” por não conter carbono, rejeitos e químicos. A remessa enviada em junho é fruto da mina Gruta do Cirilo, localizada entre Itinga e Araçuaí.
O "Brazil China Business Forum" vai contar, ainda, com apresentações de nomes como Marcelo Bezerra Abbott Galvão, embaixador brasileiro no país asiático, Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, e Thiago Toscano, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).
A cobertura da Missão Empresarial à China, que tem a participação do governador de Minas, é oferecimento da FIEMG e empresas parceiras.
Fonte: Itatiaia
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 06/11/2023