Departamento de Comércio dos EUA estende tarifas de 50% sobre aço e alumínio para mais 407 produtos

Departamento de Comércio dos EUA estende tarifas de 50% sobre aço e alumínio para mais 407 produtos

O governo Trump ampliou discretamente as tarifas de 50% sobre aço e alumínio, incluindo mais de 400 novos tipos de produtos e aumentando consideravelmente o alcance e o impacto dessa estratégia comercial.

As novas tarifas, que começaram a valer na segunda-feira (18), expandem os impostos anunciados anteriormente pelo presidente sobre esses materiais de alto valor. Agora, a lista inclui itens como extintores de incêndio, máquinas, materiais de construção e químicos especiais que têm, ou são feitos de, aço ou alumínio.

“Peças de carro, químicos, plásticos, partes de móveis — basicamente, se brilha, é metálico ou tem alguma ligação com aço ou alumínio, provavelmente entrou na lista”, escreveu Brian Baldwin, vice-presidente de alfândega da Kuehne + Nagel International AG, em publicação no LinkedIn sobre a ampliação. “Não é só mais uma tarifa — é uma mudança estratégica na forma como derivados de aço e alumínio são regulados”, completou.

De acordo com o Departamento de Comércio, as tarifas agora se estendem a 407 novas categorias de produtos.

“A medida de hoje amplia o alcance das tarifas sobre aço e alumínio e fecha brechas para burlas — ajudando na continuidade da retomada das indústrias americanas de aço e alumínio”, declarou Jeffrey Kessler, subsecretário de Comércio para Indústria e Segurança, em nota oficial.

O comunicado do órgão traz um link para a lista dos novos produtos incluídos, mas eles aparecem apenas pelos códigos específicos de importação, sem o nome real dos itens.

Por exemplo, a categoria de extintores de incêndio aparece apenas como “8424.10.0000”, um código de dez dígitos no meio de centenas de outros semelhantes. Esse formato dificulta a compreensão pelo público geral sobre quais produtos foram efetivamente afetados pelas tarifas ampliadas de segunda-feira (18).

Impactos econômicos

Mesmo assim, especialistas afirmam que o impacto será enorme.

“Pelas minhas contas, as tarifas sobre aço e alumínio agora atingem pelo menos US$ 320 bilhões (R$ 1,751 trilhão) em importações, com base no valor geral de 2024”, escreveu Jason Miller, professor de gestão da cadeia de suprimentos da Universidade Estadual de Michigan, em publicação no LinkedIn.

“Isso vai adicionar ainda mais pressão inflacionária aos preços, que já estão subindo e vêm sendo puxados pelos produtores nacionais, como mostram os dados do PPI de julho”, acrescentou.

O presidente Donald Trump tem apostado repetidamente em tarifas específicas por setor para levar adiante sua agenda comercial.

Em junho, Trump anunciou que dobraria as tarifas sobre importações de aço e alumínio para 50% na maioria dos países, aumentando a incerteza entre empresas e parceiros comerciais dos EUA que dependem desses materiais.

A Casa Branca não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da CNBC sobre se essas novas tarifas sobre metais se somam a outras tarifas específicas por país já anunciadas pelo governo.

 
Fonte: Times Brasil
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 20/08/2025