Veja como a falta de conta jurídica afeta a micro e pequena indústria

Veja como a falta de conta jurídica afeta a micro e pequena indústria

O grau de desbancarização de micro e pequenas empresas da indústria ainda é elevado. No caso das empresas de menor porte de país, 28% não possuíam conta de pessoa jurídica (PJ), taxa que sobe para 33% entre as microempresas, segundo levantamento do Datafolha para o Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (Simpi) feito em março.

De acordo com o Simpi, o resultado mostra desconexão entre a formalização legal e o acesso aos serviços bancários, já que essas empresas possuem CNPJ.

As contas de pessoa jurídica, na visão de Joseph Couri, presidente do Simpi, são essenciais para facilitar a vida dos empresários. “Estamos testemunhando uma parcela substancial de nossas indústrias operando à margem do sistema financeiro formal, o que não apenas impacta a eficiência operacional, mas também pode resultar em consequências legais indesejadas.”

Segundo ele, a desbancarização é “apenas um dos sintomas de diversos obstáculos que as micro e pequena indústrias enfrentam, incluindo entraves jurídicos”.

A pesquisa destaca que 87% dessas empresas sem conta PJ declaram utilizar contas pessoais em nome de pessoas físicas para movimentar recursos da empresa, e a maioria delas (69%) fatura até R$ 15 mil por mês, indicando cenário de micro e pequenos empreendimentos com receitas modestas dentro do perfil desbancarizado.

O acesso ao crédito também é limitado. Um a cada quatro (25%) das empresas bancarizadas não possui contas que ofereçam acesso a linhas de crédito para capital de giro.

Fonte: Valor
Seção: Indústria & Economia
Publicação: 30/04/2024