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Agronegócio e e-commerce continuarão a puxar caminhões este ano

O ano de 2022 deverá ter 136,6 mil caminhões emplacados, resultando em alta de 7,3% sobre os licenciamentos de 2021. A projeção foi divulgada na quinta-feira, 6, pela Fenabrave, entidade que reúne as associações de concessionários.

“O setor continuará crescendo por causa do agronegócio e pela revigoração do e-commerce”, afirmou em entrevista coletiva o novo presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior. “Até junho deste ano haverá entregas de caminhões encomendados no ano passado”, garante o executivo.

A Fenabrave recorda que em 2021 houve problema de oferta em todos os segmentos automotivos por falta de componentes na cadeia produtiva, inclusive para os caminhões, o que tende a persistir em 2022.

Os veículos de carga vivem um bom momento por causa da agricultura e do transporte de mercadorias. Com isso suas vendas se descolaram do fraco desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), cuja projeção para este ano é de alta de apenas 0,4%.  

Em 2021 este foi o segmento automotivo que mais cresceu, 42,8% sobre 2020. Em todo o ano passado foram emplacados 127,3 mil caminhões, o melhor resultado para o setor desde 2014. Somente em dezembro último foram emplacadas 12 mil unidades, 13,5% a mais que em novembro.

“O volume de transações se estabilizou num patamar alto”, recorda Andreta. Dezembro foi ajudado por um grande número de dias úteis, 23, que resultaram numa média diária de 521,1 caminhões emplacados, próxima aos 527,9 caminhões/dia lacrados em novembro (com 20 dias úteis). 

Fonte: Automotive Business
Seção: Automobilística & Autopeças
Publicação: 10/01/2022

 

Vendas de máquinas agrícolas caem 15,9% em novembro ante outubro, diz Fenabrave

As vendas de máquinas agrícolas, entre tratores e colheitadeiras, somaram 5,2 mil unidades em novembro, com queda de 15,9% em relação ao total de outubro. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira, 6, pela Fenabrave, associação que, além das concessionárias de automóveis, representa revendedores de equipamentos usados no campo.

Como não se trata de emplacamentos, que podem ser atualizados diariamente, os números de máquinas agrícolas precisam ser levantados com os fabricantes. Por isso, as estatísticas têm defasagem de um mês em relação ao balanço das vendas de carros, cujos resultados divulgados nesta quinta pela Fenabrave são relativos a dezembro.

Frente a novembro de 2020, as vendas de tratores e colheitadeiras tiveram alta de 24,8%, levando o crescimento de volume acumulado nos onze primeiros meses do ano para 28,3%, num total de 52,7 mil unidades.

Ao comentar os resultados, o novo presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, considerou que a queda das máquinas agrícolas em novembro representa um ajuste do patamar "bastante alto" dos meses anteriores.

Fonte: Terra
Seção: Máquinas & Equipamentos
Publicação: 10/01/2022

Demanda por aço deve continuar aquecida

O Instituto Aço Brasil estima crescimento de 14,7% na produção nacional de aço bruto, que deverá somar 36 milhões de toneladas, e um aumento de 17% nas vendas internas, que irão totalizar 22,8 milhões de toneladas. Para 2022, a expectativa do instituto é de crescimento de 2,2% na produção nacional e de 2,5% nas vendas internas. Para as exportações, a previsão é de queda de 4,3%, para 10 milhões de toneladas.

A médio prazo, a previsão das indústrias é de demanda aquecida, sustentada pelos setores automotivo, de construção pesada, saneamento, petróleo e gás e energias renováveis.

Para atender a essa demanda, o setor faz investimentos bilionários no Estado. Segundo a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas (Indi), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, desde 2019 foram anunciados R$ 71,5 bilhões de investimentos em mineração e siderurgia.

O anúncio mais recente foi feito em novembro pela ArcelorMittal, que prevê aportar R$ 4,3 bilhões até 2024 na Usina de Monlevade, em João Monlevade, e na Mina de Serra Azul, em Itatiaiuçu. A Usina de Monlevade vai ampliar a capacidade de 1,2 milhão para 2,2 milhões de toneladas por ano. A Mina de Serra Azul vai passar de 1,6 milhão para 4,5 milhões de toneladas ao ano de minério de ferro.

“Hoje produzimos com 100% da nossa capacidade. Este é o maior investimento que anunciamos no Brasil. Vamos aumentar a capacidade total de produção de 3 milhões para 8 milhões a 9 milhões de toneladas por ano”, afirma Jefferson De Paula, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO da ArcelorMittal Aços Longos América Latina e Mineração Brasil. Segundo ele, haverá demanda aquecida no país nos próximos anos nas áreas de infraestrutura, saneamento, portos, petróleo e gás e de energias renováveis.

Também em novembro, o grupo francês Vallourec, que produz tubulação para a indústria de óleo e gás, anunciou a transferência das operações da Alemanha para Minas Gerais, o que nos próximos dois anos vai demandar investimentos de R$ 1 bilhão, nas fábricas de Belo Horizonte e Jeceaba.

“Com a transferência, vamos eliminar gargalos no acabamento de tubos, aumentando a capacidade da aciaria de 800 mil para 1 milhão de toneladas por ano. E vamos aumentar capacidade nas áreas de acabamento”, afirma Alexandre Lyra, vice-presidente da Valourec na América do Sul. A produção vai atender clientes da Europa, África e do Oriente Médio.

A Belgo Bekaert, que tem como sócias ArcelorMittal e Bekaert, investiu neste ano R$ 100 milhões para expandir a produção de cabos de aço para reforço de pneus. Ao todo, os aportes no ano somam R$ 260 milhões, o dobro do aplicado em 2020. “O nível de investimentos mostra que a empresa acredita na economia brasileira no longo prazo”, afirma Ricardo Garcia, CEO da Belgo Bekaert. Para oexecutivo, o setor automotivo, que teve problemas neste ano com falta de insumos, vai ampliar a produção em 2022.

A cadeia automotiva representa em torno de 40% da sua receita. “O agronegócio também deve crescer, com o câmbio favorável para exportar. A construção civil tende a ser mais fraca”, afirma. A Belgo Bekaert prevê fechar este ano com alta de 13% a 14% no volume vendido e de 50% na receita.

A Aperam também fez neste ano investimento de R$ 243 milhões na planta industrial de Timóteo, tendo em vista a perspectiva de recuperação da economia brasileira. Frederico Ayres Lima, diretor presidente da Aperam América do Sul e da Aperam Bioenergia, diz que os recursos foram utilizados para atualização das linhas de aço inoxidável, carro-chefe da companhia, no agronegócio, nas linhas de aços elétricos, usados no setor automotivo, e na Aperam BioEnergia, que fornece o carvão vegetal para os alto-fornos da usina. “A meta para 2022 é incluir novos produtos no portfólio e ampliar nosso mercado, intensificando a atuação em segmentos como o do agronegócio e o automotivo”, diz Lima.

Fonte: Valor
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 20/12/2021

Expectativas para o minério de ferro em 2022

As medidas de estímulo da China sustentaram o preço da tonelada do minério de ferro no quarto trimestre deste ano de 2021, com os preços se mantendo acima do patamar de US$ 110.

Há dois meses atrás, as expectativas dos analistas do mercado eram de que as cotações cairiam abaixo dos US$ 100 no quarto trimestre de 2021.

O Morgan Stanley previa que o preço do minério de ferro atingiria a média de US$ 85 a tonelada até o último trimestre de 2021. 

Enquanto isso, outros analistas ainda esperam que o preço caia para menos de U $ 100 a tonelada, mas só no ano que vem.

No geral, as previsões antecipavam a queda da demanda pela commodity, cuja qual entraria em colapso com a redução da produção de aço da China.

Porém, apesar da fraca demanda, os investidores apostam que os planos da China de reduzir as restrições ao setor imobiliário e injetar mais estímulos na economia podem aumentar a necessidade de insumos para a produção de aço.

“Uma série de medidas de ajuste visando o setor, combinadas com a flexibilização do crédito, geraram otimismo sobre a política da China se tornar mais favorável”, disse Wenyu Yao, estrategista sênior de commodities do ING.

“Os preços do minério de ferro começaram a subir junto com os preços do aço, montando preventivamente na curva de propriedades da China e nas expectativas de uma rodada de afrouxamento.”

Apesar de positivo, as medidas do governo chinês não devem ser suficientes para levar os preços do minério ao patamar anterior de US $ 200 a tonelada, pois o objetivo é manter a estabilidade do crescimento e não uma recuperação explosiva.

“A ‘prioridade de estabilidade’ fornecerá algum apoio à demanda, mas não significa que estamos retornando ao antigo regime de preços”, disse Yao.

Expectativas para 2022

Para o banco suísso UBS o cenário macro em 2022 será mais fraco do que 2021 e, embora o estímulo ajudasse a evitar um pouso forçado, o crescimento na China continuará a abrandar.

“Esperamos que a demanda de minério de ferro diminua e a oferta aumente no final de 2021, resultando em preços do minério de ferro caindo abaixo de US$ 100 a tonelada durante o quarto trimestre, e comercializando ainda mais baixo até 2022, para a média de US $ 85 a tonelada”, disseram em nota os analistas do UBS, na quarta-feira (15/12).

Com isso, o banco suíço prevê que o minério de ferro terá uma média de US$ 85 a tonelada até 2022.

Já o banco holandês ING estima que o minério de ferro deverá se manter perto dos US$ 110 a tonelada até o primeiro trimestre de 2022, mas cairá para US$ 95 até o final do ano que vem.

“O cenário da política chinesa no nível macro, incluindo movimentos em direção à descarbonização, permanece um limite sobre a perspectiva de demanda de médio prazo por minério de ferro”, disse Yao.

“Dessa forma, a produção de aço da China não deve retornar ao nível do primeiro semestre de 2021. Em média, esperamos que os preços caiam para US$ 100 a tonelada em 2022, com os principais riscos de alta ainda sendo potenciais interrupções na cadeia de suprimentos devido à variante ômicron.”

Nesta sexta-feira (17/12), o minério de ferro operava com alta de 1,80%, cotado a US$ 111,19 a tonelada. Já as ações da Vale (VALE3) corrigiam da alta de ontem, caindo 0,87%, ao preço de R$ 79,74.

Fonte: Yahoo Notícias
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 20/12/2021

Minério de ferro avança pelo 3º dia na China por otimismo sobre demanda

Os contratos futuros de minério de ferro de Dalian e Cingapura subiram pela terceira sessão consecutiva nesta segunda-feira, impulsionados pelo otimismo renovado em torno da demanda pela matéria-prima siderúrgica, uma vez que surgiram sinais de que a maior produtora de aço vai aumentar a produção este mês.

O contrato mais ativo do minério de ferro para janeiro na Bolsa de Cingapura chegou a subir até 6,7%, para 127,95 dólares a tonelada, o maior valor desde 12 de outubro. Por volta das 8h40 (horário de Brasília), subia cerca de 4%

O minério de ferro mais negociado para entrega em maio na bolsa de Dalian encerrou a sessão da manhã com alta de 0,7%, a 687,50 iuanes (107,80 dólares) por tonelada.

A recuperação dos futuros espelhou o ânimo otimista no mercado físico, com o minério de ferro de 62% sendo negociado a 125 dólares a tonelada na segunda-feira, com alta de 5 dólares, com base nos dados da consultoria SteelHome.

"Os analistas esperam uma recuperação na produção de aço com o cumprimento das metas anuais de Pequim, levando as usinas a retomar a produção", disse o consultor do setor de recursos e corretor SP Angel em nota de 17 de dezembro.

Com a China produzindo 946,36 milhões de toneladas de aço bruto durante janeiro-novembro, queda de 2,6% em relação ao período do ano anterior, há espaço para as usinas aumentarem a produção, já que a meta é limitar a fabrição deste ano a não mais do que o volume do ano passado de 1,05 bilhão de toneladas, para controlar as emissões.

A produção de aço bruto nos primeiros 10 dias de dezembro aumentou 12% em relação ao mês anterior, disseram analistas do ANZ, citando dados da Associação de Ferro e Aço da China.

Fonte: Reuters
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 20/12/2021

 

Digitalização do setor automotivo deu salto com a pandemia

O setor automotivo acelerou a transformação digital durante a pandemia. É o que mostra o Índice de Transformação Digital do Setor Automotivo (ICTd), feito pelo CESAR, centro de inovação sediado em Recife (PE), em parceria com Automotive Business. O segmento apresenta 66,15% de maturidade no tema em uma escala que vai até 100% para organizações digitalmente maduras.

Apesar de ainda ter uma evolução importante por fazer, o resultado é oito pontos porcentuais maior do que o apurado na edição anterior da pesquisa, realizada em 2019.

“Houve evolução nas oito dimensões da transformação digital avaliadas, em umas mais, em outras menos, mas o caminho foi de crescimento”, diz Eduardo Peixoto, Chief Designer Officer do CESAR.

Ele cita as diferentes frentes analisadas no estudo: cultura e pessoas; consumidores; concorrência; inovação; processos; modelos de negócio; dados e tecnologias. A pesquisa teve 157 respondentes de 131 empresas da cadeia automotiva e foi feita on-line. Dos entrevistados, 37% são diretores, vice-presidentes e presidentes. Já 36% desempenham funções gerenciais ou de coordenação. O relatório completo do estudo será divulgado em janeiro.

Empresas dão prioridade à transformação digital

A transformação digital ganhou mais prioridade dentro da agenda estratégica das organizações. Em 2021, 36,3% das empresas apontaram que o tema está no planejamento da companhia e 24,2% indicaram que o assunto é prioridade máxima. Em 2019, esses porcentuais eram de 24,9% e 12,4%, respectivamente.

Por outro lado, permanece próximo de 13% o número de profissionais que declaram entender a importância da transformação digital, mas não têm o tema como prioridade. Peixoto reforça que a pauta exige o engajamento simultâneo das empresas em diferentes frentes e o compromisso das lideranças.

“Entendemos a transformação digital como destruição criativa, em rede, provocada pela maturidade das plataformas digitais. O principal objetivo é criar novos modelos de negócio, sair do tradicional e potencializar outras frentes”, diz o especialista do CESAR, lembrando que essa não é uma missão simples:

“Estão previstos US$ 6,8 trilhões em investimentos das empresas em transformação digital até 2023 e, apesar desse esforço, 70% desses projetos falham. É essencial tratar o assunto como uma jornada”, aponta Peixoto. 

No setor automotivo, identificar novas oportunidades para criar modelos de negócio é o principal objetivo da maioria das empresas, 57,9%. Parcela de 52,3% buscam, principalmente, aumentar a eficiência e produtividade. O objetivo que teve o maior crescimento foi o de transformar a empresa em uma organização orientada a dados. Em 2019, apenas 6,4% dos respondentes da pesquisa tinham essa meta. O porcentual subiu para 31,4% dos entrevistados em 2021.

Fonte: Automotive Business
Seção: Automobilística & Autopeças
Publicação: 20/12/2021